segunda-feira, 18 de abril de 2011

O SISTEMA DE SUBSTITUIÇÕES NO FUTSAL

O futsal jogado na atualidade em grandes clubes e principalmente na liga, demonstra que esse esporte está cada vez mais dinâmico, exigindo mais da capacidade mental e física de um atleta. A maior preocupação entre os times é sempre o comprometimento do rendimento individual e coletivo da equipe. Uma das formas mais utilizadas hoje é o sistema de substituições 5 por 5. Esse sistema utilizado pela equipe Malwee/Jaraguá em 2002 consiste em trocar o quadrante de jogadores em cada cinco minutos, desse modo faz jogar com a força próxima do máximo, descansar e recuperar os atletas já para a próxima partida, tentando assim fazer frente ao desgaste do calendário imposto.

Trocar jogadores não é apenas montar duas formações e colocar a jogar. Um padrão tático e técnico de uma equipe sempre prevalece nesses casos. Há também a importância de um plantel com jogadores em situações ótimas de jogo. Aos poucos os próprios jogadores e comissão técnica passam acreditar que participando menos ,estarão mais descansados e jogando num nível ótimo de rendimento.

Além da condição física os treinadores podem criar estratégias dentro do jogo por meio das suas substituições. Um jogo mais ofensivo com 3 alas armadores e um pivô, ou um time mais marcador com 3 fixos e um ala.

Cabe agora aos professores e treinadores principalmente da nossa região acreditar nesse trabalho. Um futsal moderno e competitivo em nossa região ajudará a criar uma cultura futsalista nas próximas gerações de jogadores.


Abraço à todos. Denilson Mazoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário